Site atualizado sexta-feira, 22 de outubro de 2010  
 
IV Encontro da ANPPAS - junho de 2008 - Brasília-DF --- Seja Benvindo!!
 
  Página Inicial
  O Evento
  O Local
  Belém
  Programacao Geral
  Datas Importantes
  Submissao de Trabalhos
  Conferência
  Mesas Redondas
  Grupos de Trabalho
  Lançamento de Livros
  Mini-cursos
  Comitê Científico
  Comissão Organizadora
  Inscrição
  Fale Conosco
 

 

Clique aqui para acessar o sistema de inscrição e submissão

 

II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte



O tema do II SBS Norte

II ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA DA REGIÃO NORTE AMAZÔNIAS

O tema central do congresso será Amazônias, mudanças sociais e perspectivas para o século XXI. O encontro manterá, básicamente, estrutura similar aos congressos promovidos nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Sociologia.

 
XSHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo - Recife - Outubro de 2008 !!!

Está prevista a realização de Conferências, Grupos de Trabalho, Mesas Redondas, Mini-cursos, Sessões de Vídeo e Exposição de Pôsteres. O Comitê Organizador convida a todos a enviarem suas colaborações.

A Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) tem desempenhado importante papel no processo de institucionalização e legitimidade da sociologia como ciência no Brasil. Sua trajetória é marcada por atividades que levaram à construção do conhecimento e da identidade nessa área acadêmica, desde seu primeiro Congresso, em 1954. Na sequência de eventos abrangentes, há o Congresso em 1962 e, a partir da década de 80, a SBS institucionaliza seus Congressos como importantes eventos acadêmicos, contribuíndo enormemente no fortalecimento da sociologia como ciência. Os últimos Congressos têm atestado um grande crescimento da Sociedade que pode ser avaliada pelo aumento na participação de docentes e discentes dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, de profissionais e de pesquisadores. Inclui ainda em sua missão a difusão de conhecimentos produzidos e a orientação de projetos nacionais, a exemplo do esforço profícuo desenvolvimento nos últimos anos para definir parâmetros e conteúdos para o ensino da Sociologia no nível médio, no país. Igualmente tem fomentado, ao longo desses anos, o debate sobre abordagens teórico-metodológicas no campo científico nacional e latinoamericano.
Ancorados nessa trajetória histórica, propomos a realização do II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte, para o período de 13 a 15 de setembro de 2010, na cidade de Belém.


Justamente em Belém, no ano de 1962, surgiria o primeiro Curso de Graduação em Ciências Sociais da Região Norte. De lá para nossos dias, um grande caminho no ensino da sociologia e no trabalho de pesquisa foi percorrido. Atualmente quase todas as Universidades Federais dos estados da região amazônica oferecem cursos de ciências sociais, com áreas de concentração em Sociologia, bem como inúmeras Instituições de Ensino Superior da rede privada. No Pará, a UFPA oferta esses cursos também em pólos do interior do Estado. A realização, na cidade de Belém, do II Encontro Norte da  Sociedade Brasileira de Sociologia é bem vinda, permitindo ampliar, pela sua localização geográfica,  a participação de sociólogos e estudantes de sociologia oriundos de estados do nordeste do país também.


A Universidade Federal do Amazonas inaugurou, no final dos anos 1980, o seu curso de graduação em Ciências Sociais e, mais recentemente, o curso de mestrado em Sociologia. Realizou, em 2008, o I Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia na Região Norte, tendo como tema "Amazônia: em busca de novas abordagens".  Este I Encontro representou um momento importante por congregar sociólogos e profissionais de disciplinas afins para discutir teorias, processos, metodologias e resultados de pesquisa, abrindo-se como um espaço de reflexão para construir balanços e orientar novas linhas de pesquisa sobre a Amazônia. Ele contou com o seguinte formato: uma Conferência de Abertura, três Mesas Redondas, três Comunicações, duas Mostras (de Fotografias e de Filmes) e ainda funcionaram, concomitantemente, 10 Grupos de Trabalho. Reuniram-se, na ocasião, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos de instituições governamentais e de empresas privadas, profissionais de todas as regiões brasileiras e representantes de movimentos populares e organizações não governamentais. Os trabalhos científicos levados à discussão foram publicados nos anais do evento, em meio digital, com ISBN.


No entanto, reconhecemos que a produção no campo das ciências sociais da região norte é ainda bastante desconhecida no país, apesar da qualidade dessa produção científica e de muitas instituições de ensino e pesquisa ali localizadas.  Eventos como o que ora a SBS realiza, certamente ajudam a dar visibilidade e ampliar a interlocução com a produção de outras regiões no Brasil e de outros países, prestando uma contribuição enorme à democratização do conhecimento e dos usos sociais da ciência.


O II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte pretende atrair colegas de instituições de ensino e pesquisa, estudantes de programas de graduação e pós-graduação do Brasil e de vários países latinoamericanos (em especial América do Sul e Caribe) interessados nos estudos Amazônicos, no campo da sociologia. Nosso interesse vai mais além das fronteiras amazônicas pois pretendemos divulgar esse evento nas redes latino-americanas, certos de que a problemática transcultural é um ângulo importante que ressalta a relevância da cooperação acadêmica continental na área da sociologia. Isso sobretudo, por se acelerar a implantação de projetos de integração continental que colocam na agenda de discussão o planejamento e a execução de grandes empreendimentos binacionais e, mesmo, em alguns casos, de dimensão continental.


Optamos por utilizar o termo Amazônia no plural. Assim, as Amazônias, em função da sua diversidade de formação social, de suas diferenças étnicas, culturais, políticas, econômicas e identitárias. Essa afirmação se funda nos resultados de pesquisas realizadas pela sociologia na Amazônia, há quase meio século, se tomarmos como referência a formação de cursos de ciências sociais e o início da pesquisa sistemática, bem como produzida em outras instituições de pesquisa no país, e por aquelas localizadas nos demais países com região amazônica.
As Amazônias como referência não somente ao território brasileiro, mas também aos oito países com os quais o Brasil faz limite na Amazônia, constituindo uma grande região plural, nomeada como Pan-Amazônia. É sobre esse espaço de diversidade social que este II Encontro da SBS no Norte pretende construir balanços temáticos e estimular o campo da pesquisa sociológica na perspectiva critica e de rupturas epistemológicas. Esse propósito intelectual parte da constatação da inexistência de um paradigma único no campo da investigação sociológica, e que a diversidade de situações e de enfoques não chega a ser visível para o conjunto de instituições de ensino e de pesquisa na área da sociologia e ciências afins. Essa perspectiva reconhece como idéia/chave a inexorável diversidade epistemológico do mundo, e a necessidade de produzir rupturas pela percepção de outros saberes, o que é fundamental à construção de novos diálogos nas ciências sociais.

Objetivos

Objetivo Geral
Propiciar o encontro do conhecimento produzido na área da sociologia e ciências afins, do Brasil com a produção sociológica da região Norte, não deixando de considerar as singularidades das Amazônias e a construção, nessa perspectiva, de objetos de estudo.

Objetivos Específicos

  • Sistematizar e divulgar o conhecimento acumulado por pesquisadores sobre os processos sociais relacionados ao tema do evento;
  • Proporcionar a interação/conexão da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) com as Universidades da região Norte, criando e/ou recriando vínculos institucionais mais sólidos consolidando a sociologia na Amazônia;
  • Rever a pertinência de formulações teóricas e metodológicas e sua aplicabilidade pela pesquisa social;
  • Propiciar maior articulação e intercâmbio entre pesquisadores e discentes de vários cursos e programas de pós-graduação;
  • Estimular o intercâmbio acadêmico-científico em âmbito latino-americano, estimulando o desenvolvimento de linhas de estudos comparados;
  • Reunir e divulgar informações e análises que possam subsidiar agências governamentais e organizações da sociedade civil no debate público e na implementação de políticas públicas;
  • Refletir e propor caminhos concretos com relação à implantação da Sociologia no Ensino Médio em razão das necessidades dos Estados da Região Norte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
V Encontro da ANPPAS - outubro de 2010 - Florianópolis-SC --- Seja Benvindo!!
  O Evento | Grupos Temáticos | Mesas Redondas | Conferências | Lançamento de Livros | Submissão de Trabalhos | Fale Conosco

Copyright  ©  2010 - SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia